O curso de regência está dividido em 3 módulos, proporcionando conhecimento técnico, musical, pessoal, comportamental e prático. O regente poderá atuar com corais, orquestras, bandas, conjuntos de câmaras, entre outras formações, sempre extraindo dos integrantes o que eles têm de melhor do ponto de vista musical e pessoal.
Na ADEC o contato com o instrumento é imediato, desde a primeira aula o aluno já começa a tocar alguma coisa. A metodologia que utilizamos coloca o repertório como principal meio de conexão para o desenvolvimento técnico, teórico e musical. A técnica do instrumento estará em função da música que o aluno escolher. Acreditamos que o desejo de praticar o instrumento se desperta quando existe algo que tenha conexão com o aluno, que ele goste, que o encante e que ele deseje realizar; por isso que na ADEC os resultados são rápidos e envolventes.
Na ADEC o primeiro módulo (fundamentos básicos) será abordado conceitos de liderança, comportamentos, posturas, tipos de regentes e de regências, estruturação musical, percepção rítmica e melódica, movimentos básicos da regência, expressões, audições de obras coral e orquestral, prática da regência em sala de aula e tantos outros assuntos relevantes para um bom regente. terá como laboratório alguns corais da cidade de Piracicaba.
No segundo módulo (prática coral) será trabalhado o conceito de regência enquanto prática de controle, condução e interpretação da obra musical, num contexto da interrelação entre regente, cantor e grupo. Também será abordado assuntos sobre técnica vocal, artigos vocais, análise melódica e harmônica, planejamento de ensaio, organização espacial, dentre muitos outros assuntos importantes para a regência coral. A prática da regência coral terá como laboratório alguns corais da cidade de Piracicaba.
No terceiro módulo (prática orquestral) será abordado o conceito de regência enquanto prática de controle, condução e interpretação da obra musical, num contexto da interrelação entre regente, instrumentistas e grupo orquestral. Também a importância e o uso da batuta, análise melódica, rítmica e harmônica da grade orquestral, planejamento de ensaios gerais e de naipes, distribuição espacial e equilíbrio sonoro e muitos outros assuntos relevantes para a regência orquestral. O laboratório prático será com a Orquestra de Câmara de Piracicaba e com a Orquestra Educacional de Piracicaba.
Faixa etária: a partir de 16 anos
Duração da aula: 1:30h
Quantidade de aula na semana: 1
Formato da aula: coletiva (6 alunos)
Requisitos: domínio da teoria e percepção musical, que tenha bom conhecimento da história da música e leitura de partitura e é aconselhável que domine algum instrumento musical. Os módulos subsequentes necessitam de conclusão do módulo anterior.
20 aulas (sem fidelidade)
O coordenador de cursos da ADEC recebe um relatório do orientador, e com isso ele faz uma devolutiva propositiva para o aluno no final de cada módulo. O objetivo é valorizar as conquistas e corrigir a rota, numa tentativa de evolução constante, primando pelos melhores resultados.
A ADEC incentiva seus alunos a participarem dos diversos recitais que acontecem durante o ano, para que possam ter contato com as situações normais na vida de um músico – estudos, preparação de repertório, ensaios, controle emocional, etc e também é uma excelente oportunidade para conhecer outras pessoas, ampliar o convívio social e compartilhar experiências musicais e pessoais.
Av. Dr. João Teodoro, 32 – Vila Rezende – Piracicaba/SP
Todos os direitos reservados