Sou natural de Itapira, interior do estado de São Paulo, nasci numa família com 6 irmãos. Comecei a estudar música aos 7 anos de idade com meu pai, que foi minha inspiração e orientação inicial. Aos 14 anos já liderava um grupo de jovens na igreja e com poucos anos de trabalho chegamos a quase 200 componentes entre cantores e instrumentistas.
Em 1997, com 19 anos, ingressei na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, onde fiz Graduação em 2 cursos: Regência Orquestral/Coral e Viola Sinfônica. Neste período desenvolvi um projeto de Iniciação Científica, com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que visava a elaboração de uma metodologia e procedimentos técnicos para o ensino de instrumentos de cordas, através de música brasileira. Ao longo da minha graduação participei de vários festivais de música pelo Brasil, como: Campos de Jordão, Curitiba, Itu, Piracicaba, entre outras, onde atuei como regente nas orquestras desses festivais. Meus principais mentores na área de regência foram: Dr. Eduardo Ostergren, Henrique Gregori, Dante Anzolini (ARG/EUA), Dr. Carlos Fiorini, Dario Sotelo, Jamil Maluf e Roberto Duarte; e na viola: Dr. Emerson Di Biaggi e Valdeci Merquiori.
…concluí meu Mestrado em Música, na área de educação musical, na UNICAMP, com a dissertação “Programa Progressivo para Prática Orquestral” – orientações técnicas e de repertório para a formação progressiva de orquestras.
Desde 2017 estou no curso de Doutorado em Música, também na área de educação musical, elaborando a tese sobre “Orquestra Educacional” – uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento progressivo de técnica e repertório, com defesa prevista para 2021.
No ano 2000 fui convidado para criar um projeto sociocultural na cidade de São Paulo, ligado à Fundação Mary H. Speers e a Primeira Igreja Presbiteriana Independente – Catedral Evangélica de São Paulo – lá trabalhei por 12 anos; fui o idealizador e fundador do Instituto de Educação e Cultura SoArte, exerci os cargos de coordenação pedagógica e direção geral, na época com mais de 30 funcionários e 400 alunos.
Em 2013 formei a Orquestra de Câmara Vivace, composta por 25 instrumentistas de cordas de alto nível técnico, se apresentando regularmente nas melhores salas de concerto da cidade de São Paulo, Rio de Janeiro e interior de São Paulo.
Trabalhei por 2 anos com coros infanto-juvenis na cidade de Campinas / SP, orientando os regentes das entidades ligadas a FEAC (Fundação das Entidades Assistenciais de Campinas), onde esses coros eram ligados e fui regente nas diversas apresentações, reunindo mais de 200 vozes; crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Como professor lecionei no curso de Pós-Graduação da Faculdade Paulista de Artes em São Paulo, na área de regência.
Em 2015, na cidade de Piracicaba / SP formei a Orquestra Educacional de Piracicaba (OEP) que na época contava com 20 integrantes, atualmente integra 80 componentes em constante aprimoramento. Atuo como regente, coordenador geral e arranjador, aplicando a metodologia por mim desenvolvida na área acadêmica, trazendo resultados significativos nas áreas artística, social, cultural e humana. A OEP se apresenta regularmente em salas de concertos da cidade e no estado de São Paulo.
No ano de 2018 fundei a ADEC – Academia de Música na cidade de Piracicaba, uma escola de música com foco prioritário ao ensino de instrumentos de orquestra, com metodologia inovadora de desenvolvimento pleno das competências artísticas e musicais dos alunos.
Participo ativamente de organização de eventos culturais e banca de jurados na cidade de Piracicaba e região.
Em 2018 recebi o “Título de Cidadão Piracicabano”, oferecido pela Câmara de Vereadores de Piracicaba / SP, por relevantes serviços prestados a comunidade e o “Diploma de Mérito Cultural” outorgado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba – IHGP.
Estou casado há 17 anos com Leticia Mendonça, esposa, amiga, companheira e meu porto seguro.
Oferecido pela Câmara de Vereadores de Piracicaba / SP, por relevantes serviços prestados a comunidade, março/2018
Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, agosto/2018
Projeto Quartas Clássicas no BNDES, outorgado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, abril/2015
“Orquestra Educacional” – uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento progressivo de técnica e repertório. Tese em elaboração desde 2017 na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Instituto de Artes.
Resumo: Essa tese visa oferecer orientações técnicas, teóricas e de repertório para a formação progressiva de orquestra educacional, que contribua para o desenvolvimento e aprimoramento de músicos e musicistas, por meio da prática em conjunto. O objetivo é elaborar um quadro de orientações técnicas e teóricas progressivas para cada instrumento, coerente com a proposta metodológica e pedagógica que visa à inclusão de pessoas, com pouco conhecimento teórico e habilidade técnica. Propõe também a classificação de arranjos/adaptações de música brasileira e do repertório sinfônico dividido em 3 níveis de dificuldade técnica e musical (básico, intermediário e avançado). Para ter acesso a esse repertório será criado uma plataforma de acesso gratuito com informações, metodologia, procedimentos didáticos e o repertório elaborado, score e partes separados, com a disponibilização de áudio em formato Mp3 de cada instrumento, além do áudio de todos os scores.
Este trabalho é mais uma contribuição para a educação musical no Brasil, através da prática de orquestra, orientando etapas, procedimentos, repertório e principalmente acesso ao material que possam permitir a participação de todos os níveis de conhecimentos e habilidades dos estudantes de música, proporcionando perspectiva de futuro como músicos, professores e educadores, por meio da experiência da prática em conjunto.
“Programa Progressivo para Prática Orquestral” – orientações técnicas e de repertório para a formação progressiva de orquestras. Dissertação elaborada entre os anos de 2014 e 2016 na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Instituto de Artes.
Resumo: Este trabalho oferece orientações técnicas e de repertório organizadas progressivamente para a formação de orquestras, propondo um Programa Progressivo para Prática Orquestral. Não se trata de ensino técnico do instrumento, mas de orientação para a prática em conjunto. Ele apresenta um panorama de alguns projetos socioculturais de expressão nacional, destacando sua importância, legado, limitações e omissões. Neles foram identificadas algumas lacunas no processo de aprendizagem e evolução de instrumentistas, e para minimizá-las propõe-se uma sequência progressiva de formação de orquestras com o objetivo de potencializar e organizar o desenvolvimento de habilidades e competências artísticas e musicais. Esse processo permite a inclusão de pessoas de todas as idades e de todos os níveis de conhecimento musical e habilidade técnica, de repertório, promovendo perspectiva – aqueles que têm aspiração profissional e os que apenas buscam um espaço para o exercício da convivência, solidariedade, troca de experiência, bem-estar e prazer por fazer música em conjunto. O trabalho apresenta três níveis de orquestras organizadas progressivamente, e para cada uma foram apresentados conceitos técnicos necessários para o seu desenvolvimento e também sugestão de repertório para cada orquestra em três níveis de dificuldade, proporcionando uma evolução técnica e de repertório continuada. Este estudo é fruto de experimentações em orquestras na cidade de São Paulo e em Piracicaba/SP, e seus resultados são surpreendentes e transformadores, não somente no campo técnico e artístico, mas também como ferramenta de aprimoramento do ser humano. Ele mostra que é possível formar diferentes níveis de orquestras por meio de uma linha progressiva que conduz à evolução e ao crescimento, promovendo perspectiva, motivação, aprendizado e resultados que possam contribuir na vida de cada integrante, capacitando-os para que sejam agentes educadores, transformadores e multiplicadores de boas práticas e ações na sociedade em que vivem.
Regente
Participação em eventos
Organização de Eventos
A classificação das obras está dividida em três níveis de habilidade e complexidade de execução: Básico, Intermediário e Avançado. A dificuldade técnica sugerida em cada nível do repertório dialoga com o quadro de classificação dos conceitos técnicos, apresentado nas páginas 65 a 68 da dissertação de mestrado – Programa Progressivo para Prática Orquestral. Para a classificação do repertório levei em consideração alguns critérios organizados em grau de prioridade:
Esses critérios norteiam a dificuldade de execução, permitindo a classificação do repertório. O quadro a seguir demonstra os critérios usados, em consonância com o quadro classificatório de conceitos técnicos adotados para a orquestra educacional.
Básico
Intermediário
Avançado
Fundada em 2015, a OEP se coloca como meio para o enriquecimento cultural e social na vida das pessoas, criando conexão entre a experiência, a educação musical e a integração, resultando na transformação do integrante e da sociedade.
A proposta metodológica da OEP permite a inclusão de pessoas com o mínimo de conhecimento musical e habilidade técnica no instrumento. Para cada naipe de instrumento foi desenvolvido níveis progressivos de habilidade técnica e conhecimentos musicais, que possibilitam a evolução constante no instrumento e no repertório. A OEP acolhe pessoas com idade a partir de 10 anos, que por meio da integração de diferentes faixas etárias incentiva o compartilhar de suas experiências e vivências culturais e sociais, emergindo o senso de pertencimento.
A OEP é composta por 90 integrantes de todas as famílias de instrumentos sinfônicos, tendo em seu repertório a música de concerto universal de forma predominante, mas também percorre pela música popular brasileira, pop-rock e trilhas sonoras de filmes e games.
Os propósitos da OEP se baseiam na:
Transformação – por meio de ensaios e concertos a OEP amplia as perspectivas e possibilidades musicais, sociais e culturais de seus integrantes e dos ouvintes.
Av. Dr. João Teodoro, 32 – Vila Rezende – Piracicaba/SP
Todos os direitos reservados